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Mercado Radiodifusor 2º Congresso de Rádio Católica no Brasil

Na última semana de março de 2019 aconteceu o 2º Congresso de Rádio Católica no Brasil em São Paulo. O evento promovido pela RCR e Signis do Brasil teve início com a apresentação do case de migração AM-FM, da Rádio Pioneira (PI) apresentada pelo fundador e presidente do Projeto ComRádio, Jesse Barbosa.

Em seguida foi a vez de Dr. Elifas Gurgel, secretário de Radiodifusão (MCTIC), que trouxe aos profissionais a posição do novo governo. Ele esclareceu a estrutura da secretaria, falou sobre o quadro da migração e ainda citou a realidade da faixa estendida FM: “A migração depende da canalização, por isso foi criada a faixa estendida. Há receptores FM com faixa estendida em aparelhos, por isso queria incentivar os radiodifusores a não terem medo caso lhes seja oferecida essa opção para a migração”, afirmou.

O Congresso também ofereceu formas de buscar fontes financeiras. Uma delas foi a elaboração de projetos, palestra ministrada pelo Profº Me. Henrique Hamerski (FAESA), que mostrou que hoje temos um excesso de mensagens publicitárias. Hamerski falou da alternativa dos Projetos, que aumentam a receita, buscam novos clientes e que fazem com que se saia da lógica de anunciar somente na maior audiência.

Já Sioni Gonçalves, especialista em Marketing em Comunicação, explanou sobre a Gestão de Negócios em Rádio. “O mercado mudou muito com as novas mídias, por isso agora temos novos clientes e também a forma de investir em mídia é diferente. Esse é o motivo pelo qual precisamos atualizar nossa gestão de rádio”, disse Gonçalves.
Tratando de Rádio e mobilização de recursos, Ir. Osnilda Lima (Cáritas Brasileira e Secretária de Signis Brasil) e Ricardo Schneider (Diretor Comercial da TV e Rádio Evangelizar) mostraram visões diferentes sobre como movimentar o setor. Lima recordou a captação de recursos por meio de projetos e mencionou a possibilidade de uma comunicação sustentável, para transformar. Já Schneider explicou o trabalho que desenvolve com a Rede Evangelizar É Preciso no campo dos negócios com anunciantes. Um marketing mais comercial e que diz muito a respeito de entender o próprio público, seu cotidiano e hábitos.

Encerrando os paineis, Dr. Cristiano Flores, Diretor Geral da ABERT, conversou com os congressistas sobre a desregulamentação do setor. Segundo Flores, hoje as normas de controle são excessivas: “É preciso mudar a cultura porque há muitas normas das quais não temos necessidade por já haver uma regulamentação. Por outro lado, há questões de responsabilidade de conteúdo para determinadas mídias, especialmente com a internet, e que ainda não avançaram. É uma balança assimétrica”, indicou.

Fonte: http://rcr.org.br/noticias/comunicacao-2/2o-congresso-de-radio-catolica-no-brasil/29-03-2019/congresso-radiodifusores-e-palestrantes-debatem-novos-meios-de-captao-de-recursos

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