Cerimônia em Goiânia marca a migração de emissoras AM para FM

Cerimônia em Goiânia marca a migração de emissoras AM para FM

Foi realizado hoje, em Goiânia o quarto mutirão de migração de rádios AM para FM. O ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab assinou os contratos que permitem a mudança de faixa de 13 emissoras goianas e 2 do Tocantins.

“Concretizamos hoje um sonho daqueles que militam no mundo das comunicações. Com a migração, essas rádios vão possibilitar a milhares de goianos o acesso a uma comunicação de muito mais qualidade e com custos reduzidos”, avaliou o ministro.

Para o governador de Goiás, Marconi Perillo, a migração é sinônimo de modernização do setor de radiodifusão e de democratização da informação. “O rádio é imbatível e está presente em todos os lugares, inclusive em muitas cidades do interior do Brasil. A migração significa mais qualidade, mais audiência, mais investimentos e mais empregos.”

Switch off

A cerimônia também marcou o início do processo de implantação do sistema de TV digital em Goiânia e em outros 28 municípios de Goiás.

O desligamento da TV analógica, conhecido como switch off, vai liberar a faixa de frequência de 700 MHz para a oferta de 4G. “Com a liberação da faixa, a oferta dos serviços de telecomunicações será de mais qualidade para os cidadãos e também para os serviços públicos. É a internet chegando, com Goiânia e seu entorno se integrando ao mundo da Internet das Coisas. Esse passo de hoje é fundamental para isso”, afirmou o ministro.

O processo de transição do sistema analógico de TV para o sinal digital em Goiás vai ocorrer de forma progressiva nas próximas semanas e deve ser concluído até 21 de junho. A última pesquisa Ibope feita nos municípios goianos, entre os dias 15 e 26 de maio, constatou que 88% dos domicílios estavam preparados para receber o sinal digital de TV. Uma portaria do MCTIC estabelece o percentual mínimo de 93% para o desligamento das transmissões analógicas. Uma nova pesquisa para verificar o índice de recepção do sinal digital nas residências deve ser realizada em 14 de junho.

Além da capital, Goiânia, o desligamento do sinal analógico de TV em Goiás vai atingir seguintes municípios: Abadia de Goiás, Abadiânia, Aparecida de Goiânia, Alexânia, Anápolis, Aragoiânia, Bela Vista de Goiás, Bonfinópolis, Brazabrantes, Caldazinha, Campo Limpo de Goiás, Caturaí, Goianápolis, Goianira, Guapó, Hidrolândia, Inhumas, Itauçu, Leopoldo de Bulhões, Nerópolis, Nova Veneza, Ouro Verde de Goiás, Pirenópolis, Santa Bárbara de Goiás, Santo Antônio de Goiás, Senador Canedo, Terezópolis de Goiás e Trindade.

Fonte: Informa

Compartilhe